
Quando se fala na implementação de ferramenta e processo de CRM em uma empresa, algumas equipes entendem isso como algo que irá burocratizar ou controlar. Na realidade, quando o processo é bem definido e a ferramenta flexível para comportar o processo de maneira a automatizar ações padrões na ferramenta, o que se tem é uma otimização de tempo, uma riqueza de informação e subsídios para as equipes.
Com o workflow da ferramenta CRM é possível definir e gerenciar facilmente como os clientes são encaminhados, as oportunidades e engajamento, como são administrados os relacionamentos. A ferramenta de CRM na empresa pode mostrar uma grande economia, suportar a velocidade de tomada de decisão e pode aumentar a eficiência. Você poderia facilmente eliminar o que parece ser uma burocracia e é algo que beneficiará a empresa de muitas maneiras diferentes e será capaz de reduzir custos para melhorar o negócio de muitas maneiras diferentes.
Hoje onde há muitos trabalhos repetitivos, quando bem definido o processo, pode ser automatizado, deixando assim a máquina executar as funções do processo e você e seu time ficar focado no core business.
O uso de uma ferramenta de CRM também ajuda a prestar um serviço muito melhor ao cliente. Afinal com mais informação, você pode oferecer uma experiência cada vez melhor ao cliente, e em muitos casos única, mas sem para isso ter um colaborador para cada cliente.
A velocidade da tomada de decisão e a individualização do cliente, sabendo sempre o que é mais importante para seu cliente é muito mais fácil e muito mais transparente quando você tem uma ferramenta de CRM, não que isso não seja possível sem uma ferramenta de CRM, mas é algo mais lento de ser conquistado.
Isso lhe dá mais tempo, você se concentrará nas coisas importantes do seu negócio, no seu molho do cachorro quente e não no pão. Quanto menos recursos você gastar na equipe de vendas e nos processos de vendas, mais dinheiro você terá, automatizar e consolidar a informação é o segredo para isso.