
Normalmente quando falamos de integração de sistemas alguns gestores costumam entrar em pânico ou no mínimo encher a cabeça de preocupação, com o custo, prazo, intercorrências no decorrer e após o processo de integração, perda de dados, inconsistências, além de muitas outras.
Desde que todo o processo de integração seja bem planejado, não há o que temer, no passado as integrações eram realizadas utilizando conexões diretas a banco de dados, interface código a código, mas atualmente os sistemas que não possuem uma camada de integração está fadado à morrer, dentre as arquiteturas mais populares destacamos a REST (Representational State Transfer) o que possibilita aos sistemas através de suas API (Application Programming Interface), parece uma sopa de letrinha mas que faz total sentido para os gestores de tecnologia, se integrarem sem a necessidade de conhecer completamente a regra do negócio aplicada no outro sistema.
Antigamente as integrações sem arquiteturas como a REST, fazia com que desenvolvedores precisassem conhecer a regra de negócio de uma forma ampla, o que levava a dificuldades de entendimento, e consequentemente má implementações. Assim um campo era preenchido no lugar errado ou de forma errada e já prejudicava toda a operação, está aí um dos motivos de preocupação dos gestores. As interfaces modernas de integração como REST, permitem aos desenvolvedores apenas conhecer as entidades do processo, se ele precisa que uma Conta ou Oportunidade exista em dois sistemas, na implementação ele só precisa conhecer um método para cada operação (Inclusão, Exclusão ou Alteração), com isso ele apenas diz ao sistema Insira uma Conta e a API cuida de executar toda inteligência por trás que tem referência a regra de negócio.
Pense em um processo que para inserir uma Conta também é necessário inserir os dados de crédito, financeiro, entre outro e cada um desse se ramifique em 16 tabelas diferentes de banco de dados, pois é com a API normalmente isso é simplificado em apenas 1 método.
O importante é saber que sistemas modernos com API, facilitam e mitigam os riscos durante as implementações e modificações nos softwares, sejam eles riscos de integridade de dados, regra ou até mesmo segurança. Isso é possível pois diminuem sensivelmente a necessidade da área técnica ter entendimento de outros processos de negócio, os quais não sejam especialistas, além de diminuir o esforço de implementação. Tenha em mente que para implementar uma solução, esteja ciente se ela possui camada de integração.
Experimente nossa solução e integre seus sistemas.