
Durante muito tempo as PME não investiam tanto em tecnologia, até porque os investimentos não eram acessíveis. A aquisição de soluções tecnológicas no passado envolviam um alto custo, as vezes com pagamentos iniciais que iam totalmente contra a capacidade das empresa, fazendo com que muitas desistissem de qualquer investimento em tecnologia, em alguns casos continuando com o famoso “papel de pão”, ou na melhor das hipóteses com o Excel.
Hoje, é muito mais fácil e acessível para qualquer empresa investir em tecnologias, pois essas se popularizaram de uma maneira muito rápida e agora com custos muito baixos. Muitos empreendedores tem preferido aquisições de serviços de empresas ágeis com característica de startup que conseguem baixar o preço e agilizar a entrega. Com isso pequenas empresas conseguem ter soluções que antes só eram possíveis para grandes com qualidade e baixo preço, podendo assim proporcionar destaque em seu segmento.
Um dos fatores que tem feito os empreendedores das pequenas investir mais em tecnologia e serviços de tecnologia, é permitir que a empresa foque em seu core business, e deixe para especialistas o que compete à eles. Esses investimentos em soluções SaaS (software como serviço), permite fazer a “locação” de tecnologias assim tendo evoluções e sustentação constante no produto durante todo o período de uso, no passado como não existia locação, era necessário desembolsar um montante enorme para fazer uma aquisição além de ter um contrato de suporte.
E não precisamos falar em nada que antes era ficção científica, soluções tradicionais, simples e do dia-a-dia de qualquer empresa, podem seguir esse modelo e estar inclusive em nuvem, eliminando processos complexos de implantação/configuração e até de sustentação.
Que tal focar no seu negócio, e deixar que especialistas em uma plataforma em nuvem possa ajudar sua empresa a crescer?