“Implantar VoIP na minha empresa? Não tem como, a qualidade não vai ser boa. Nossa infra-estrutura não comporta; A internet não é adequada; Os equipamentos são antigos…”, é apenas um exemplo de um gestor que acaba acreditando existir uma barreira para implantar VoIP.
No passado esses argumentos poderiam soar como verdade, afinal a infra-estrutura do país não era adequado, não que vivemos em meio a melhor infra-estrutura de internet e redes, mas…. O cenário atual do país permite a utilização de VoIP com qualidade superior aos serviços de telefonia, e não a apenas de telefonia fixa. Até mesmo sob as redes 4G é possível ter em certas regiões do país qualidade, quando tivermos o 5G os obstáculos serão menores ainda.
Embora algumas empresas ainda coloquem obstáculos é possível eliminar tais barreiras, afinal hoje para utilização de VoIP, basta ter um serviço de Cloud PBX, um navegador de internet e um headset (pode ser um fone com microfone) e pronto. Para fazer a ponte com esse serviço não precisa uma configuração complexa ou investimentos em hardwares pelas empresa, apenas a liberação de tráfego de internet e obviamente uma internet que hoje podemos chamar de “descente”.
A segurança dentro do VoIP, também é algo superior as redes convencionais de telefonia, todo o tráfego de áudio é criptografado (na maioria das implementações), mesmo que esse tráfego possa ser interceptado ele não poderá ser compreendido, dessa forma o sigilo é maior.
Outra vantagem é a mobilidade, precisou mudar de endereço, de sala, ou temporariamente fazer home office, o VoIP por se tratar de uma solução baseada em software permite que utilize apenas um login e senha e pronto, seu telefone em qualquer lugar a qualquer momento.
É fato que muitos gestores ainda podem encontrar barreiras, mas experimente e veja que de fato estamos em uma nova era.