
Muitas empresas estão acostumadas a utilizar sistemas em que fazem todo processo operacional, comercial ou de marketing, alimentando-o com dados e extraindo, mas apenas com o simples propósito de giro operacional da empresa. Poucas estão realmente alinhadas e até mesmo capacitadas para gerar informação e análises desses dados.
O uso de BI, ou mesmo de relatórios simples que cruze os dados e gere informação sobre o uso de determinado produto ou serviço é uma forma inteligente de crescimento para empresa já que proporciona criar visões estratégicas e caminhos para superação de obstáculos para vencer a concorrência. É por isso que cada vez mais a profissão de cientista de dados está em evidência.
Mas é importante as PME ter a visão de que o uso de BI ou compilação de dados para uso estratégico da informação não é algo apenas para grandes empresas. Pelo contrário, elas precisam fazer uso dessas tecnologias e processos de maneira a ampliar sua capacidade operacional e gerencial e consequentemente o crescimento da empresa.
Dedicar esforços para trabalhar a gestão da informação permite uma tomada de decisão mais acertiva. A empresa terá capacidade de saber se precisa investir mais em marketing, produto, atendimento ou vendas. Ainda terá a possibilidade de saber quais são as inovações e estratégias que precisam ser consideradas para estar a frente do concorrente.
É importante pensar que implementar soluções que transformam dados em informação são fundamentais para qualquer negócio nos tempos atuais, mas ter e não usar é proporcionalmente equivalente a não ter. Experimente, tenha uma plataforma que consolide seus dados e permita que sua empresa faça uma análise dos dados de forma inteligente e eficaz!