
Muitas pessoas acreditam que os canais digitais ganharam força com a pandemia, mas isso não é uma realidade. Esses canais já estavam ganhando força a muito tempo, realmente intensificou-se. Mas uma coisa é certa, não têm volta. Atualmente não é apenas telefone, os clientes buscam manter a proximidade com seus fornecedores em canais ágeis e ao mesmo tempo flexíveis que permitem a comunicação em qualquer horário do dia.
O Chatbot por exemplo pode auxiliar, permitindo que canais digitais (e até mesmo telefone) funcionem 24/7 pois ele simula uma conversa com um ser humano dando respostas ao que o cliente busca. É uma tecnologia que existe há vários anos, mas só recentemente se tornou popular devido ao boom de aplicativos de mensagens como o Facebook Messenger, Telegram e WhatsApp.
A integração de plataformas, permite ainda que o que seu cliente busca esteja ao alcance dele por meio digital, sem a necessidade de um agente realizando diversas consultas e sim apenas um agente humano ou virtual realizando relacionamento com ele através de informações existentes no CRM.
O CRM por outro lado auxilia para que os canais (não só os digitais) dê à empresa uma visão 360 graus de seus clientes, e assim conhecer suas necessidades, suas preferências, seu comportamento e sua história. Isso facilita e amplia a capacidade de relacionamento e harmonia entre fornecedor e cliente.
Dê possibilidades para seu cliente falar com você, amplie os canais digitais de forma a expandir o relacionamento com ele. Ouça o que seu cliente está dizendo, quanto mais você conhece, mais poderá estar na frente de seus concorrente e melhor atenderá seus clientes. Experimente!